coluna

Terra pode influenciar pleito de 2020 na cidade

José Mauro Batista

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, poderá influenciar a eleição municipal do ano que vem em Santa Maria. Isso porque Beto Fantinel, um dos seus assessores, transferiu seu título para Santa Maria e, dizem fontes do MDB, poderá entrar na disputa interna para ser o representante do partido na chapa para a prefeitura no ano que vem.

Fantinel foi candidato a prefeito em Dona Francisca, na Quarta Colônia, e ficou em segundo lugar, com 1.349 votos, o equivalente a quase 45% do total das urnas.

No governo estadual passado, Fantinel, que também é conhecido como Betinho, foi assessor especial do então governador José Ivo Sartori, oportunidade que ele aproveitou muito bem para estender seu braço político a outros municípios do Estado.

Fantinel tentou ser deputado estadual nas eleições passadas, mas não obteve votação suficiente para se eleger. Ele fez 29.753 votos, votação maior que a de 15 deputados eleitos, mas ficou fora por causa da força eleitoral da sua legenda.

MPF entende que Lula já pode ir para o regime semiaberto

Com a derrota de Sartori, Fantinel foi convidado por Osmar Terra para trabalhar no Ministério da Cidadania, no qual o deputado federal é o chefe.

Com a transferência do seu domicílio eleitoral para o Coração do Rio Grande, Fantinel passou a ser cotado como pré-candidato emedebista. Engrossa a lista de "prefeituráveis", que já tem a secretária municipal de Cultura, Marta Zanella, o ex-vereador e ex-secretário de Obras Tubias Calil e o vereador licenciado Francisco Harrisson, Dr Francisco, atual secretário municipal de Saúde.

Caso Fantinel venha ser candidato a prefeito, não há dúvidas de que Terra tentará influenciar no pleito local. No último, aliás, ele fez propaganda para o atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB), e prometeu abrir o Hospital Regional, o que ainda não ocorreu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hacker invade celular de Moro, usa aplicativos e troca mensagens por seis horas Anterior

Hacker invade celular de Moro, usa aplicativos e troca mensagens por seis horas

Próximo

Terra pode influenciar pleito de 2020 na cidade

Política